CHEGADA EM LA PAZ/BOLÍVIA

2

LA PAZ!!

Cheguei em La Paz, não da maneira que eu planejei, de Bike, mas eu tive que me render aos sinais de risco detectados pelo meu instinto e pela evidente falta de equipamentos necessários para enfrentar a cordilheira. A realidade se mostrou para mim e escolhi o caminho da humildade de saber os limites do meu nível de preparação.Peguei um ônibus de Santa Cruz à La Paz, 18 horas sentado em uma poltrona, até os 3400 metros de altitude, no meio de um vale, na Cordilheira dos Andes bolivianos. Desci do ônibus, eram aproximadamente 9h da manhã, montei as bagagens na bici e segui pedalando em meio ao trânsito caótico da capital boliviana. Fui em direção à calle Sagarnaga, onde se encontram dezenas de agencias e lojas relacionada ao montanhismo. Pedalei cerca de 5km, disputando espaço entre carros e pessoas, num frio de mais ou menos 5° graus, até uma das ruas transversais à Sagarnaga, paralela a calle illampu. O curto pedal iniciou-se com uma longa descida e uma subida forte. Fui em busca de uma "habitacion" (um quarto) e decidi ficar num hotel que encontrei aberto e com vaga, o Hotel Nuevo Sol, custa 100Bs, mais ou menos quarenta e poucos reais, decidi ficar por ter wifi no quarto. Me instalei e saí para pesquisar os melhores preços nas agências e nas lojas de equipamentos, pois eu precisava comprar roupas de frio para suportar os -18° das madrugadas nas montanhas. Pesquisei a possibilidade de ficar independente e tentar comprar a maior parte dos equipos, mas logo compreendi que gastaria uma fortuna! E decidi pela facilidade e preços bem mais acessíveis das agencias.Encontrei uma agencia a qual simpatizei, a Andian Basecamp e fui negociar o preço da expedição ao Sajama, com tudo incluso, exceto as roupas básicas de frio, e tudo ficou por 3500Bs, cerca 1700 Reais, quatro dias de expedição. Ainda pesquisarei mais, mas já tinha um valor em mente. Agora era dar início ao processo de aclimatação. Conversando com um amigo de Nova Friburgo, o André Rodrigues, que tem boa experiência em alta montanha, ele me deu um norte com ótimas dicas sobre aclimatação e como as coisas funcionam em La Paz. A partir do que o André me falou fui comprar algumas peças de roupas importantes na loja Tatoo, que é a única confiável para se adquirir equipamentos originais e de qualidade com segurança rsrsrs... E voltei à Andian Basecamp para agendar a minha primeira montanha, o Chacaltaya (5.410m), para o dia seguinte, Sábado, achei meio cedo para uma altitude acima dos cinco mil metros, mas eu estava me sentindo bem aos 3600m, onde eu estava hospedado. Esse foi o primeiro dia na cidade. Na Tatoo, comprei apenas um bom par de meias grossas, uma calça boa, para por sobre a segunda pele e um par de luvas grossas da black diamond. Comprar equipamento nas outras dezenas de lojas da calle Illampu é uma tentação, pois os preços são muito abaixo do mercado, mas é quase certo você comprar "gato por lebre"... La Paz é como se fosse um templo das falsificações  praticamente perfeitas! The North Face? tem em cada esquina, fora outras várias marcas! Segundo o conselho de vários amigos, a Tatoo é a mais confiável. VALEU GALERA! LOGO POSTAREI AS FOTOS DA ESCALADA NA CHACALTAYA!

2 comentários:

  1. Os primeiros 5000metros devem ter sido momentos incríveis!!! Segue com Deus

    ResponderExcluir
  2. Decisão certa! Primeiro tem que pensar na segurança. Te amo, meu filho! Segue com Deus!

    ResponderExcluir